Prefeitura Municipal de Bom Principio do Piauí
realizara mais uma audiência pública para discutir Plano de Saneamento Básico
CONVIDAMOS
CONVITE PARA REUNIÃO DE DIVULGAÇÃO DO PMSB
DIA 22/10
COMUNICADO IMPORTANTE
CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE DA REGIÃO SEDE ALTA DE BOM
PRINCÍPIO PARA COMPARECER NO DIA 22/10 ÀS 09:00 HS NO ALDITORIO DA CAMARA
MUNICIPAL DE VEREADORES. O ASSUNTO SERÁ A DISCUSSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE
SANEAMENTO BÁSICO (ÁGUA, ESGOTO, LIXO E DRENAGEM). É INDISPENSÁVEL A PRESENÇA
DE TODOS, POIS, TODA A COMUNIDADE SERÁ BENEFICIADA APÓS A CONCLUSÃO DO PLANO.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO.
DIA 24/10
COMUNICADO IMPORTANTE
CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE DA REGIÃO SEDE BAIXA E BAIRRO
50, GENIPAPEIRO, CANAPUM, CACIMBAS, BARRAGEM, JUAZEIRO, BARROCAS, GUARITA, ALTO
MIRANDAS, MORRINHOS, ANGICO, CARNAÚBA AMARELA, ALTO DO MATO GROSSO, GAMELEIRA,
ALTO DO ZÉ MUNDICO, PILÃO, SÍTIO, BAIXAS, LAGOA ESCURA, MARRUAIS, BOGUEIRÃO,
TRAVESSÃO, CADOZ DE BOM PRINCÍPIO PARA COMPARECER NO DIA 24/10 ÀS 09:00 HS NO ALDITORIO
DA CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES. O ASSUNTO SERÁ A DISCUSSÃO DO PLANO
MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (ÁGUA, ESGOTO, LIXO E DRENAGEM). É INDISPENSÁVEL
A PRESENÇA DE TODOS, POIS, TODA A COMUNIDADE SERÁ BENEFICIADA APÓS A CONCLUSÃO DO
PLANO.
CONVITE DO CONVÊNIO FEDERAL.
ATENÇÃO
PARA O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO
PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE
BOM PRINCÍPIO
1. INTRODUÇÃO
O presente documento corresponde ao
Relatório B - Plano de Mobilização Social –
Versão Preliminar, referente ao Contrato n° xxxx/2013, para a elaboração
do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB de Bom Princípio/PI, firmado
entre Prefeitura Municipal e a empresa ACTA ENGENHARIA LTDA.
Este documento apresenta os objetivos
gerais e específicos de um Plano de Mobilização, um fluxograma de
atividades/participação social e uma proposição de metodologia e planejamento
para realização dos trabalhos.
2. OBJETIVOS GERAIS
O Plano de Mobilização Social visa
desenvolver ações para a sensibilização da sociedade quanto à relevância do
Plano Municipal de Saneamento Básico e da necessidade da sua participação no
processo de elaboração.
Embora entendida como fundamental para
o desenvolvimento do PMSB, a atuação social está longe de ser um processo
espontâneo, no sentido de bastar à intenção do poder público e a
disponibilidade de uma metodologia para que o processo ocorra.
Sem a conscientização, mobilização e
capacitação da sociedade para participar das decisões do poder, a iniciativa
estará relegada ao simples cumprimento de disposições legais, como por exemplo,
a realização de consultas e/ou audiências previstas em legislação específica
e/ou disposições contratuais.
Será necessário, portanto, que além de
um bom planejamento ocorra empenho entre os agentes municipais, as lideranças
locais, a sociedade participante e empresa consultora para que esta intenção e
metodologia se materializem e se torne ação efetiva e eficaz para subsidiar a
elaboração do PMSB e futuro acompanhamento do atendimento das proposições e
metas que venham a ser fixadas e suas futuras revisões.
Assim, espera-se que por meio deste
planejamento se organize o processo e os canais de participação na elaboração
do Plano e na avaliação dos serviços públicos de saneamento básico (inciso IV,
do art. 3º, da lei 11.445/07), garantindo uma efetiva participação social.
A partir de tal definição, o Plano de
Mobilização Social terá os seguintes objetivos gerais:
a. Garantir a participação social em todas as etapas do processo de
desenvolvimento do PMSB, visando atender as necessidades e anseios da
população.
b. Garantir que a participação social tenha natureza demo a e
participativa.
c. Desenvolver junto à sociedade a noção de responsabilidade coletiva na
preservação e conservação dos recursos naturais.
d. Dispor os mecanismos de divulgação e comunicação para a disseminação
e o acesso às informações sobre o diagnóstico e estudos preliminares, dos
serviços prestados e sua avaliação, das futuras etapas do PMSB, dos eventos
previstos e as propostas relativas ao PMSB.
e. Estabelecer canais para recebimento de sugestões e comentários,
garantidos e a avaliação e resposta a todas as propostas apresentadas.
f. Desenvolver eventos abertos à comunidade local, a exemplo de reuniões
e audiência pública para discussão e participação popular na formulação do
PMSB, incluindo a recepção de dados de saneamento;
g. Desenvolver e estimular forma de acompanhamento e participação, no
processo de elaboração do PMSB, dos Conselhos de Saúde, de Meio Ambiente e de
Educação, lideranças locais, etc.
h. Estimular a criação e a continuidade de grupos representativos da
sociedade para discutir o assunto Saneamento, pós elaboração do PMSB.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conforme especificado no Termo de
Referência apresenta-se a seguir os objetivos específicos que devem ser
atingidos com a implementação do processo participativo de elaboração do Plano
de Mobilização Social proposto:
FASES
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
TODAS
|
-
Apresentar caráter democrático e participativo, considerando sua função
social;
-
Envolver a população na discussão das potencialidades dos problemas de
salubridade e saneamento ambiental e suas implicações;
-
Sensibilizar a sociedade para a importância de investimentos em saneamento
ambiental, seus benefícios e vantagens;
-
Conscientizar a sociedade para a responsabilidade coletiva na preservação e
na conservação dos recursos naturais;
-
Estimular os segmentos sociais a participarem do processo de gestão
ambiental;
-
Sensibilizar a administração municipal para o fomento de ações de educação
ambiental e mobilização social de forma permanente;
- Ser
ferramenta eficiente para que a comunidade participe efetivamente da elaboração
do PMSB;
|
DIAGNÓSTICO
TÉCNICO-
PARTICIPATIVO
|
-
Identificar as percepções sociais, conhecimentos e anseios a respeito do
saneamento;
-
Descrever as características, a realidade prática das questões
econômico-sociais e culturais locais;
-
Agregar a realidade das práticas locais e da condição de saneamento e saúde
às informações técnicas obtidas;
-
Identificar as formas de organização social da comunidade local.
|
PROGRAMAS,
PROJETOS
E
AÇÕES
|
-
Hierarquizar a aplicação de programas e investimentos considerando as
necessidades reais e os anseios da população;
-
Identificar alternativas de soluções de saneamento, tendo em conta a cultura,
os hábitos, as percepções e as atitudes, em nível local, a respeito do
saneamento básico.
|
EXECUÇÃO,
AVALIAÇÃO
E
PREVISÃO
DO
PMSB
|
-
Estimular a prática permanente da participação e mobilização social na
implementação da política municipal de saneamento básico;
-
Estimular a criação de grupos representativos da sociedade não organizada
sensibilizados e com conhecimentos mínimos de saneamento ambiental para
acompanhar e fiscalizar a execução do PMSB.
|
4. PLANO DE TRABALHO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Neste tópico está apresentado o
planejamento geral para o desenvolvimento do Plano de Mobilização Social.
4.1. QUADRO GERAL DO PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL – PMS
Apresenta-se a seguir o quadro de atividades proposto para envolvimento
da sociedade local, entidades representativas, autoridade desta consultoria. O
quadro a seguir mostra as atividades conforme o evento que será realizado,
mostrando o meio, os prazos e os responsáveis por cada atividade.
EVENTO
|
ATIVIDADE
|
MEIO
|
PRAZO DO
EVENTO
DIAS ÚTEIS
|
RESPONSÁVEL
|
REUNIÃO
INICIAL
|
CONVOCAÇÃO
DISPONIBILIZAÇÃO
PRÉVIA DO PMS
SELEÇÃO
LOCAL
SISPONIBILIZAÇÃO
RECURSOS MATERIAIS
DISPONIBILIZAÇÃO
RECURSOS HUMANOS
AVALIAÇÃO
PRELIMINAR DO PMS E DO
PLANO
DE TRABALHO
ATA DE
REUNIÃO
AJUSTES
PMS E PT – VERSÃO PRELIMINAR
|
E-MAIL
SITE
PREFEITURA E
ADMINISTRAÇÃO
COMPUTADOR
RETROPROJETOR
REGISTRO
FOTOS
PMS E
PT – VERSÃO
INICIAL
|
10 DIAS
ANTES
10 DIAS
ANTES
03 DIAS ANTES
O5 DIAS
DEPOIS
|
CC/CE
ACTA
CC/CE
ACTA
CC/CE/ACTA
CC/CE/ACTA
ACTA
ACTA
|
DISCUSSÃO
DIVULGAÇÃO
|
CONSULTA
PMS E PLANO DE TRABALHO -
PARA
SUGESTÕES
SELEÇÃO
LOCAL E DATA
DIVULGAÇÃO
DISPONIBILIZAÇÃO
RECURSOS MATERIAIS
DISPONIBILIZAÇÃO
RECURSOS HUMANOS
MONTAGEM
VALIDAÇÃO
APRESENTAÇÃO
ENTREGA
QUESTIONÁRIOS
LISTA
DE PRESENÇA
ATA DE
REUNIÃO
AJUSTES
PMS- VERSÃO FINAL
CONSULTA
PMS E PLANO DE TRABALHO -
VERSÃO
FINAL
|
SITE
PREFEITURA E
ADMINISTRAÇÃO
MURAL/RÁDIO
JORNAL/SITE
COMPUTADOR
RETROPROJETOR
REGISTRO
FOTOS
SISTEMA
DE SOM
AÚDIO
POWER
POINT
POWER
POINT
|
10 DIAS
ANTES
05 DIAS DEPOIS
|
CC/CE/ACTA
CC/CE
CC/CE
ACTA
CC/CE/ACTA
ACTA
CC/CE
ACTA
ACTA
CC/CE
ACTA
ACTA
ACTA
|
DISCUSSÃO
DIAGNÓSTICO
|
RECEPÇÃO
QUESTIONÁRIOS
CONSULTA
RELAT. PRELIMINAR DIAGNÓSTICO - PARA SUGESTÕES
SELEÇÃO
LOCAL E DATA
DIVULGAÇÃO
DISPONIBILIZAÇÃO
RECURSOS MATERIAIS
MONTAGEM
DA APRESENTAÇÃO
VALIDAÇÃO
DA APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
LISTA
DE PRESENÇA
ATA DO
EVENTO
AJUSTES
RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO -
VERSÃO
FINAL
CONSULTA
RELATÓRIO DIAGNÓSTICO – VERSÃO FINAL
|
CENTRALIZADO
NA PREFEITURA
SITE
PREFEITURA E
ADMINISTRAÇÃO
MURAL/RÁDIO
JORNAL/SITE
COMPUTADOR
RETROPROJETOR
REGISTRO
FOTOS
SISTEMA
DE SOM
AÚDIO
POWER POINT
POWER POINT
SITE PREFEITURA E
ADMINISTRAÇÃO
|
05 DIAS
ANTES
03 DIAS
ANTES
05 DIAS
DEPOIS
|
CE
CC/CE/ACTA
CC/CE
CC/CE
ACTA
CE
ACTA
CC/CE
ACTA
CC/CE
ACTA
ACTA
ACTA
|
DISCUSSÃO
PROGNÓSTICO
|
CONSULTA
RELAT. PRELIMINAR PROGNÓSTICO - PARA SUGESTÕES
SELEÇÃO
LOCAL E DATA
DIVULGAÇÃO
DISPONIBILIZAÇÃO
RECURSOS MATERIAIS
MONTAGEM
DA APRESENTAÇÃO
VALIDAÇÃO
DA APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
LISTA
DE PRESENÇA
ATA DE
REUNIÃO
AJUSTES
RELATÓRIO DE PROGNÓSTICO -
VERSÃO
FINAL
CONSULTA
RELATÓRIO PROGNÓSTICO – VERSÃO FINAL
|
SITE
PREFEITURA E
ADMINISTRAÇÃO
MURAL/RÁDIO
JORNAL/SITE
COMPUTADOR
RETROPROJETOR
REGISTRO
FOTOS
SISTEMA
DE SOM
AÚDIO
POWER
POINT
POWER
POINT
SITE
PREFEITURA E
ADMINISTRAÇÃO
|
10 DIAS ANTES
10 DIAS
DEPOIS
|
CC/CE/ACTA
CC/CE
CC/CE
ACTA
CE
ACTA
CC/CE
ACTA
CC/CE
ACTA
ACTA
ACTA
|
CONFERÊNCIA
DO
PMSB
|
CONSULTA
PMSB PRELIMINAR - PARA SUGESTÕES
SELEÇÃO
LOCAL E DATA
DIVULGAÇÃO
CONSOLIDAÇÃO
DA VERSÃO FINAL DO PMSB
DISPONIBILIZAÇÃO
RECURSOS MATERIAIS
MONTAGEM
DA APRESENTAÇÃO
VALIDAÇÃO
DA APRESENTAÇÃO
APRESENTAÇÃO
LISTA
DE PRESENÇA
ATA DE
REUNIÃO
AJUSTES
PMSB - VERSÃO FINAL
CONSULTA
PMSB – VERSÃO FINAL
|
SITE
PREFEITURA E
ADMINISTRAÇÃO
MURAL/RÁDIO
JORNAL/SITE
COMPUTADOR
RETROPROJETOR
REGISTRO
FOTOS
SISTEMA
DE SOM
AÚDIO
POWER
POINT
POWER
POINT
SITE
PREFEITURA E
ADMINISTRAÇÃO
|
10 DIAS
DEPOIS
|
CC/CE/ACTA
CC/CE
CC/CE
ACTA
ACTA
CE
ACTA
CC/CE
ACTA
CC/CE
ACTA
ACTA
ACTA
|
4.2. FORMAÇÃO DOS COMITÊS DE COORDENAÇÃO (CC) E EXECUTIVO (CE)
O Comitê de Coordenação é a instância
consultiva e deliberativa, formalmente institucionalizada, responsável pela
condução da elaboração do PMSB.
Suas atribuições serão: discutir,
avaliar e aprovar, o trabalho produzido pelo Comitê Executivo; criticar e sugerir
alternativas, buscando promover a integração das ações de saneamento inclusive
do ponto de vista de viabilidade técnica, operacional, financeira e ambiental,
devendo reunir-se, no mínimo a cada 02 meses.
Este Comitê deverá ser formado por
representantes (autoridades e técnicos) das instituições do Poder Público
Municipal relacionadas com o setor de saneamento básico (prestador de serviços
de saneamento, Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Obras, Planejamento, e
outras), Defesa Civil, bem como por representantes de organizações da Sociedade
Civil (entidades: profissionais, empresariais, movimentos sociais, ONG’s).
Recomenda-se também a inclusão de Conselhos Municipais, Câmara de Vereadores,
Ministério Público e outros.
A FUNASA através do NICT- Núcleo
Intersetorial de Cooperação Técnica terá representação assegurada neste Comitê,
devendo ser considerado no ato público do poder executivo (decreto ou portaria,
por exemplo) de criação deste comitê. As suas atribuições nas reuniões do CC
serão restritas ao acompanhamento em caráter de orientador, não estando aptos a
votos de aprovação ou desaprovação.
O Comitê Executivo é a instância
responsável pela operacionalização do processo de elaboração do PMSB. Suas
atribuições são: executar todas as atividades previstas neste Termo de
Referência apreciando as atividades de cada fase da elaboração do PMSB e de cada
produto a ser entregue e submetendo-os à avaliação do CC; observar os prazos
indicados no cronograma de execução finalização dos produtos.
O Comitê Executivo, além da
participação integral da ACTA Engenharia, deve incluir técnicos das secretarias
municipais e dos órgãos públicos e não públicos envolvidos no Comitê de
Coordenação.
Recomenda-se que a Administração
indique um responsável entre os indicados de cada um dos Comitês.
4.3. EVENTOS COMUNITÁRIOS
Para que sejam atendidos os objetivos
do PMS, o Termo Referência sugeriu a seguinte sequência de eventos, apresentada
no quadro a seguir:
SETOR DE
MOBILIZAÇÃO
|
BAIRROS
|
POP.
(FAM.)
|
INICIAL
|
DIVULGAÇÃO
|
DIAGNÓSTICO
|
PROGNÓSTICO
PLANO DE AÇÃO
RESULTADO
|
CONFERÊNCIA
PÚBLICA
|
A
|
SEDE ALTA
|
385
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
B
|
SEDE BAIXA
BAIRRO 50
GENIPAPEIRO
CANAPUM
CACIMBAS
BARRAGEM
JUAZEIRO
BARROCAS
GUARITA
ALTO MIRANDAS
MORRINHOS
ANGICO
CARNAÚBA AMARELA
ALTO DO M. GROSSO
GAMELEIRA
ALTO DO ZÉ MUNDICO
PILÃO
SÍTIO
BAIXAS
L. ESCURA
MARRUAIS
BOGUEIRÃO
TRAVESSÃO
CADOZ
|
272
|
1
|
1
|
1
|
||
C
|
CÓRREGO DOS:
BEZERRA
CARDOSO
TERESA
MARIANOS
CANT. ALEGRE
CACIMBAS
JABOTI
B. DO BREJO
B. DO CAJUÍ
BREJO
BOA VISTA
BOM SUCESSO
|
431
|
1
|
1
|
1
|
||
D
|
SEDE
C. DO MEIO
TORRÕES
C. DE UMARIZEIRA
M. NOVO
C. REDONDO
M. ALEGRE
CARN. BAIXA
STA. BÁRBARA
P. BRANCA
BOGUEIRÃO
B. DO CAJUEIRO
B. DO ROCHA
C. REDONDO
SÃO MIGUEL
DUVIDOSA
CAMPESTÃO
B. VERDE
B. VELHA
B. DAS CUTIAS
BEM BOM
ALTO CRUZ
|
395
|
1
|
1
|
1
|
||
E
|
JENIPAPO
PEREIRÃO
B. DA CARNAÚBA
BRÁS
TAMARINDO
M. NOVA
POÇO
FEIJÃO BRAVO
M. DO SOL
B. DOS BENTOS
|
213
|
1
|
1
|
1
|
Mesmo os projetos e ações propostos,
apesar do nível de detalhamento a ser apresentado, deverão ser entendidos
dentro de um enfoque de planejamento e não em nível executivo.
Outra sugestão é a realização de uma
reunião inicial, os Comitês e líderes comunitários locais.
4.3.1. Reunião Inicial – CC, CE, FUNASA, Lídere s e ACTA ENGENHARIA
Como primeiro contato formal entre
Contratante e Contratada, será realizada uma reunião com a presença dos Comitês
de Coordenação (CC) e Executivo (CE).
Previamente à execução da reunião
inicial, será encaminhada esta versão do Plano de Mobilização Social, o Plano
de Trabalho proposto pela consultoria e os pontos importantes de um Plano
Municipal de Saneamento Básico – PMSB, na visão da ACTA.
Para esta reunião inicial, recomenda-se
que os Comitês identifiquem e convidem os representantes comunitários e
lideranças locais para participar da mesma.
Nesta reunião, envolvendo os Comitês,
representantes comunitários e lideranças e a ACTA Engenharia, os representantes
oficiais deverão estar devidamente nomeados/indicados, para que sejam
realizadas as seguintes atividades:
- Apresentação dos membros componentes de cada Comitê e técnicos da ACTA
Engenharia que irão participar do desenvolvimento dos trabalhos;
- Apresentação pela ACTA Engenharia do que é um Plano Municipal de
Saneamento Básico – PMSB, da versão preliminar do Plano de Mobilização Social
sugerido e do Plano de Trabalho Geral proposto pela ACTA;
- Identificação das alternativas para envolvimento dos membros na
condução dos futuros trabalhos;
- Discussão dos pontos levantados pelos membros dos Comitês e acatamento
das sugestões pertinentes;
- Identificação de recursos humanos da administração que possam servir
de vetores/facilitadores para desenvolvimento do PMSB e do PMS;
- Orientação e distribuição aos líderes, do questionário de avaliação da
prestação de serviços de saneamento sob o ponto de vista da comunidade.
4.3.2. Eventos de Divulgação do Plano
Nestes eventos serão apresentados o que
é um PMSB, qual o PMS proposto e o Plano de Trabalho a ser desenvolvido.
Ficará aberto espaço de tempo para que
a sociedade se posicione quanto ao material apresentado.
Serão discutidos os pontos apontados
nos questionários para que se conheça o ponto de vista das comunidades em
relação aos pontos fortes e fracos do saneamento local.
A sugestão para o desenvolvimento
destes eventos está apresentada no quadro a seguir:
ETAPA
|
RESPONSÁVEL
|
TEMPO
(MINUTOS)
|
ABERTURA
APRESENTAÇÃO
DOS COMITÊS E DA ACTA
|
CC
|
5
|
APRESENTAÇÃO:
- PLANO
MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – PMSB
- PLANO
DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL
- PLANO
DE TRABALHO PROPOSTO PELA ACTA
|
ACTA
|
30
|
ESCLARECIMENTOS
QUANTO AO MATERIAL APRESENTADO
|
ACTA
|
10
|
PARTICIPAÇÃO
DA COMUNIDADE
|
COMUNIDADE
|
30
|
AVALIAÇÃO
DO EVENTO
|
CC, CE, ACTA E
COMUNIDADE
|
10
|
ENCERRAMENTO
|
CC
|
5
|
4.3.3. Eventos de Discussão do Diagnóstico
Nestes eventos serão apresentados e
discutidos junto às comunidades a situação atual dos sistemas, seus pontos
fortes e fracos, identificados pela Consultora e/ou apontados pelas
comunidades, seja pelo preenchimento do questionário, seja por aqueles recepcionados
pelos meios disponibilizados de comunicação com a Administração – sítio
eletrônico.
Durante o evento serão recepcionadas as
sugestões e críticas ao diagnóstico apresentado, de tal forma que, após a
devida análise técnica, os pontos validados sejam agregados ao relatório final
de diagnóstico dos sistemas de saneamento.
O Relatório de Diagnóstico Preliminar
ficará ainda disponível por 10 dias após o evento, impresso em local a ser
definido pela Administração e disponível e acessível em sítio eletrônico da
Administração, para consulta e sugestões, com outras eventuais contribuições
das comunidades.
Poderão ser coletadas ainda
antecipadamente contribuições, sugestões e recomendações sociais, em relação às
possíveis soluções dos problemas e suas priorizações, ficando divulgados os
canais de comunica e prazos de acatamento de manifestações posteriores.
Vencida esta etapa ter-se-á o Relatório
de Diagnóstico Consolidado, o qual permanecerá disponível em site e impresso à
disposição na Administração até a versão final do PMSB.
A sugestão para o desenvolvimento
destes eventos está apresentada no quadro a seguir:
ETAPA
|
RESPONSÁVEL
|
TEMPO
(MINUTOS)
|
ABERTURA
APRESENTAÇÃO
DOS COMITÊS E DA ACTA
|
CC
|
5
|
APRESENTAÇÃO
RESUMIDA:
- PLANO
MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – PMSB
- PLANO
DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL
- PLANO
DE TRABALHO PROPOSTO PELA ACTA
|
ACTA
|
10
|
APRESENTAÇÃO
DO DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS
|
ACTA
|
60
|
PARTICIPAÇÃO
DA COMUNIDADE
|
COMUNIDADE
|
30
|
AVALIAÇÃO
DO EVENTO
|
CC, CE, ACTA E
COMUNIDADE
|
10
|
ENCERRAMENTO
|
CC
|
5
|
4.3.4. Eventos de Discussão do Prognóstico
Nestes eventos serão apresentados e
discutidos junto às comunidades o prognóstico para os sistemas envolvendo a
prospectiva e planejamento estratégico, os cenários, objetivos e metas, os
programas, projetos e ações e o plano de execução propostos pela Consultora.
Durante o evento serão recepcionadas as
sugestões e críticas ao material elaborado, de tal forma que, após a devida
análise técnica sejam ou não agregados ao relatório final de prognóstico dos
sistemas de saneamento.
O Relatório de Prognóstico Preliminar
ficará ainda disponível por 10 dias após o evento, na Administração e
disponível e acessível em sítio eletrônico para consulta e sugestões, para
outras contribuições das comunidades.
Vencida esta etapa ter-se-á o Relatório
de Prognóstico Consolidado, o qual permanecerá disponível em site e na
Administração até a versão final do PMSB.
A sugestão para o desenvolvimento
destes eventos está apresentada no quadro a seguir:
ETAPA
|
RESPONSÁVEL
|
TEMPO
(MINUTOS)
|
ABERTURA
APRESENTAÇÃO
DOS COMITÊS E DA ACTA
|
CC
|
5
|
APRESENTAÇÃO
RESUMIDA:
- PLANO
MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – PMSB
- PLANO
DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL
- PLANO
DE TRABALHO PROPOSTO PELA ACTA
-
DIAGNÓSTICO
|
ACTA
|
20
|
APRESENTAÇÃO
DO PROGNÓSTICO PARA OS SISTEMAS
|
ACTA
|
60
|
PARTICIPAÇÃO
DA COMUNIDADE
|
COMUNIDADE
|
30
|
AVALIAÇÃO
DO EVENTO
|
CC, CE, ACTA E
COMUNIDADE
|
10
|
ENCERRAMENTO
|
CC
|
5
|
4.3.5. Conferência Municipal do PMSB
Previamente à realização da Conferência
Municipal, com a consolidação dos relatórios anteriores, já se terá uma prévia
de como ficará o PMSB de Bom Princípio.
Este material ficará disponível a
consulta, na Administração e no site, permitindo à sociedade os últimos
comentários.
A Conferência Pública para divulgação
final do material completo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Bom
Princípio deverá ser amplamente divulgada, com antecedência de 20 dias da data
do evento.
A sugestão para o desenvolvimento deste
evento está apresentada no quadro a seguir:
ETAPA
|
RESPONSÁVEL
|
TEMPO
(MINUTOS)
|
ABERTURA
APRESENTAÇÃO
DOS COMITÊS E DA ACTA
|
CC
|
5
|
APRESENTAÇÃO
DAS METODOLOGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO PMSB:
- PLANO
DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL
- PLANO
DE TRABALHO
|
ACTA
|
20
|
APRESENTAÇÃO
DO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO RESUMIDOS
|
ACTA
|
60
|
PARTICIPAÇÃO
DA COMUNIDADE
|
COMUNIDADE
|
30
|
ENCERRAMENTO
|
CC
|
5
|
5. METODOLOGIA PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL
A seguir será apresentada em detalhes cada uma das atividades que
compõem os eventos relativos à elaboração do Plano de Mobilização Social.
5.1. IDENTIFICAÇÃO DOS FACILITADORES - LÍDERES COMUNITÁRIOS E
AGENTES INTERNOS À ADMINISTRAÇÃO
Internamente aos Comitês deverão ser
identificados os líderes comunitários dos bairros que compõem as 05 regiões
geográficas, em que ficou dividido o município.
Recomenda-se que para cada bairro
exista um representante titular e um eventual substituto, devendo ser
identificados com os seguintes dados complementares:
- Nome do representante;
- Nome do bairro ou entidade representada;
- Endereço completo para correspondência;
- Telefone e e-mail.
Deverão ainda ser indicados os agentes
públicos que poderão auxiliar no desenvolvimento e implantação do PMS. Entre
estes profissionais recomenda-se a indicação de assistentes sociais de todas as
secretarias da Administração, de agentes de saúde e da vigilância sanitária,
bem como membros operacionais da Defesa Civil.
Deverá ser elaborado e mantido
atualizado o cadastro dos representantes da sociedade e dos agentes públicos.
5.2. CONVOCAÇÃO PARA AS REUNIÕES
Recomenda-se que a convocação para
todos os eventos descritos no PMS seja de responsabilidade do coordenador do
Comitê Executivo.
Esta convocação deverá ser realizada
com um prazo mínimo de 05 dias de antecedência, através de convite digital, via
email, com confirmação de recebimento, direcionado a todos integrantes dos
Comitês (CC e CE), lideranças comunitárias e autoridades locais.
Quando considerado de interesse, a
comunicação às autoridades deverá ser efetuada mediante ofício.
5.3. SELEÇÃO DOS LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
Os locais, datas e horários dos eventos
serão definidos conjuntamente pelo Comitê de Coordenação e Comitê Executivo, de
forma estratégica para garantir requisitos de espaço físico, acomodação,
acessibilidade e conforto aos participantes.
Esta definição deve ser dar com um prazo
mínimo de:
- 03 (três) dias antecedentes à data da reunião inicial;
- 10 (dez) dias para os eventos de: divulgação, discussão do diagnóstico
e do prognóstico;
- 20 (vinte) dias para a Conferência Municipal do Plano Municipal de
Saneamento Básico.
A atividade de agendamento junto aos
responsáveis pelos locais dos eventos ficará a cargo do Comitê Executivo,
podendo ser assessorado pelo Comitê de Coordenação.
5.4. DIVULGAÇÃO
A ACTA Engenharia elaborará um Plano de
Divulgação específico para cada evento, onde constará:
- uma minuta do documento de divulgação;
- o público-alvo e a quantidade de material a ser produzida;
- informações para acessar o site da Prefeitura, onde estará
disponibilizado o material para consulta prévia.
O Comitê de Coordenação será
responsável pela aprovação, emissão e entrega dos documentos e pela divulgação
do evento.
Propõe-se que, durante todo o período
de desenvolvimento dos eventos, sejam veiculadas nas faturas mensais de água,
mensagens alusivas aos eventos do PMSB.
Sugere-se ainda que, sempre que
oportuno, possam sem entregue documentos do PMS e do PMSB, juntamente com as
faturas de água e esgoto e carnês de IPTU.
Outra proposição é que os documentos
sejam encaminhados aos líderes comunitários e estes providenciem a distribuição
em suas respectivas áreas de atuação.
A divulgação em mídia deverá ser
efetuada pela Administração, baseada em material previamente elaborado pelos
Comitês, do qual fará parte a consultoria.
5.5. DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Para um bom andamento na elaboração do
PMSB e da eficácia do PMS é indispensável à alocação e disponibilização de
recursos humanos, que vão além da equipe técnica da Contratada.
Tais recursos humanos constituem-se de
engenheiros e técnicos da ACTA Engenharia, membros dos Comitês de Coordenação e
Executivo, autoridades e técnicos das instituições do Poder Público Municipal,
Defesa Civil, organizações da Sociedade Civil e representantes da FUNASA e os
facilitadores.
Os recursos materiais necessários para
realização dos eventos, tais como computador, projetor e registro fotográfico
serão de responsabilidade da ACTA Engenharia, ficando a Administração com a
responsabilidade sobre os recursos de áudio e vídeo.
5.6. DISPONIBILIZAÇÃO DOS PRODUTOS PARA CONSULTA E SUGESTÕES
Os produtos elaborados deverão ficar em
consulta em 02 elementos, antes de cada evento, em Versão Preliminar e após o
evento, após eventuais atualizações, em Versão Final.
A Administração deverá disponibilizar
espaço em seu site ara recepcionar o material produzido pela ACTA.
A ACTA Engenharia compromete-se a
disponibilizar estes produtos em formato digital, via site próprio através da
internet, respeitando um prazo máximo de 10 dias antes de cada evento e 25 dias
antes da Conferência Municipal.
As versões pós-eventos, serão disponibilizadas
pela ACTA aos Comitês, em até 05 dias, ficando o CC responsável pela sua
aprovação, e será disponibilizado no site da Prefeitura, a versão final do
produto.
Para os interessados que não quiserem
consultar a internet, será disponibilizado material impresso- versão preliminar
e final, em local a ser informado pela Prefeitura, em horário de funcionamento
da mesma.
Obrigatoriamente todas as sugestões
deverão ser identificadas.
5.7. QUESTIONÁRIOS
A aplicação de questionários junto à
comunidade participante no processo de elaboração do PMSB de Bom Princípio do
Piauí será muito importante para compilar as informações, contribuições e
anseios sociais referentes ao saneamento no município.
Este questionário elaborado pela ACTA
Engenharia em sua versão inicial, será submetido à avaliação e aprovação do
Comitê Executivo.
Serão aplicados oportunamente nos
eventos previstos, organizado de maneira sistemática a contribuição da
comunidade local para a consolidação dos produtos finais.
5.8. ELABORAÇÃO DE LISTA DE PRESENÇA, ATA DO EVENTO, REGISTRO
FOTOGRÁFICO, ÁUDIO E VÍDEO
O registro de cada evento, através de
atas, será realizado sob responsabilidade da ACTA Engenharia. Os registros
fotográficos de cada evento também ficam da ACTA Engenharia.
Um representante do CC será responsável
por coletar as assinaturas dos presentes em cada evento para que seja elaborada
uma lista de presenças oficial para cada evento.
Ficará a critério da Prefeitura e sob
responsabilidade do CC, a disponibilização de vídeo eventos, bem como quando
necessário a disponibilização de um sistema de microfone e alto-falantes.
5.9. CONDUÇÃO DOS EVENTOS
Para que os eventos ocorram de maneira
organizada e para que se tenha o melhor aproveitamento por parte da sociedade
presente, torna-se necessário que sejam observados os seguintes procedimentos,
tais como:
- A existência de um responsável e mediador pela condução dos trabalhos
(sugere-se que seja um membro do CC);
- Que o evento tenha início no horário agendado, valorizando assim a
participação dos presentes naquele momento e que se procure ao máximo não
extrapolar o horário de encerramento;
- Que sejam estabelecidas e divulgadas previamente as regras de condução
dos eventos (interrupção da apresentação, momento da formulação de perguntas,
forma de inscrição para perguntas, se os questionamentos serão verbais ou
escritos, tempo máximo para cada pergunta, quantidade de perguntas por
inscrição, etc);
6. CALENDÁRIO DOS EVENTOS
No quadro abaixo está
disponibilizado o calendário de eventos:
SETOR DE
MOBILIZAÇÃO
|
INICIAL
|
DIVULGAÇÃO
|
DIAGNÓSTICO
|
PROGNÓSTICO
PLANO DE AÇÃO
RESULTADO
|
CONFERÊNCIA
PÚBLICA
|
A
|
15/10/13
|
22/10/13
|
27/11/13
|
08/01/14
|
10/02/14
|
B
|
24/10/13
|
29/11/13
|
10/01/14
|
||
C
|
06/11/13
|
04/12/13
|
22/01/14
|
||
D
|
08/11/13
|
06/12/13
|
24/01/14
|
||
E
|
13/11/13
|
11/12/13
|
29/01/14
|
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