terça-feira, 19 de maio de 2015

CAMINHADA MARCA DIA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM BOM PRINCIPIO DO PIAUÍ 

Uma caminhada pelas principais ruas do Centro marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Bom Principio do Piauí. O evento, realizado nessa segunda-feira (18/05), faz parte das ações de mobilização da Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação contou com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Dezenas de pessoas participaram do ato, que chamou a atenção para a importância de denunciar os crimes de abuso e exploração sexual. A caminhada saiu do Centro de Convivência na Avenida Ceará indo até a Praça Teresinha de Jesus Marques Rabelo (Centro) e envolveu crianças e adolescentes do município. Profissionais e técnicos da Secretaria de Programas Sociais e representantes de entidades que atuam na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e da Educação também participaram da caminhada, distribuíram panfletos e outros materiais com os números e serviços disponíveis para as denúncias dos crimes de violação.
Segundo a Assistente Social do Município, Rita Sales, o intuito da ação foi sensibilizar a população para as diversas formas de violência. “Crianças e adolescentes são vítimas mais vulneráveis à violência, que muitas vezes são praticadas dentro do próprio lar, por quem a elas deveria dar abrigo, afeto, amor e proteção”, afirmou.
Assistentes Sociais do Município Luzia e Rita Sales
“Todos os Creas, Cras e os Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão engajados nos trabalhos para difundir que o abuso e a exploração sexual são crimes e precisam ser denunciados”, afirmou a Assistente Social do município, Rita Sales. “As denúncias podem ser feitas nos Conselhos Tutelares ou através do Disque 100”, reforçou ela.
18 DE MAIO – No dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera, 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, este ano completa 42 anos.
 Fotos: Geissy Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Download