sexta-feira, 10 de julho de 2015

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Bom Princípio do Piauí realizou nesta quinta-feira (09/07) a IV Conferência Municipal de Saúde. Com tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". 
O evento reuniu centenas de pessoas, entre estas: Profissionais da Saúde, Conselheiros Municipais de Saúde, Secretários Municipais, Assessores e Usuários da Saúde de diversas localidades do município. 
Participaram da conferência o Prefeito Apolinário Moraes, a Secretária de Saúde do Município Zilmar Silva, Secretário Municipal de Administração Bernardo Filho, Vereadora Iracema Lima de Albuquerque, a Presidenta do Conselho Municipal de Saúde Claudeth Neres, dentre outros.

Tendo como conferencistas: Dr. Francisco Ítalo Moraes e Dra. Joara Mendes, que em sua palestra falou da importância do SUS na saúde pública do Brasil, ressaltando que a humanização e o acolhimento devem nortear o atendimento ao usuário. Ela fez um breve histórico sobre o SUS e mostrou a importância da sua criação para a universalização do serviço de saúde pública no Brasil. Destacou a importância dos eixos que foram trabalhados na conferência como fundamentais na formulação das propostas que serão levadas à conferência estadual. 

Após a apresentação das experiências exitosas na rede pública de saúde do município, deu-se a formação das bancadas de discussão para se trabalharem os eixos, que foram:

1 – Direito a saúde, Garantia de acesso e Atenção de Qualidade;
2 A participação social e a representatividade do controle social no SUS;
3 – Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde.

Os debates bastante produtivos formaram as propostas do município e segundo a secretária Zilmar Silva conseguiram sintetizar as demandas da saúde do município. Uma realização da Prefeitura de Bom Princípio, Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde do Município.

Para o prefeito Apolinário Moraes, as Conferências Municipais desempenham um papel muito importante para o desenvolvimento do Município. “As Conferências Municipais são um momento de discussão e criação de propostas para a melhora das políticas públicas. A participação da população é de fundamental importância”. 
Prefeito Apolinário Moraes
O objetivo desta Conferência era buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva do fortalecimento do SUS, avaliar as ações de serviços de saúde em Bom Princípio, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde local, entre outras.
Secretária Municipal de saúde, Zilmar Silva
Presidenta do Conselho Municipal de Saude, Claudeth Neres
Secretário Municipal de Administração, Bernardo Filho
Diretor da Unidade Mista de Saúde Joana de Moraes Sousa, Antonio de Pádua Vieira
Grupo Melhor Idade, organizado pela equipe do NASF, se apresentaram dançando a dança da peneira
Palestrante, Joara Mendes
Palestrante, Italo Moraes
Vereadora Iracema Lima de Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Download