quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CAMPANHA JANEIRO BRANCO DESTACA IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL

O projeto mostra a importância do autoconhecimento e do bem estar. 

Um projeto criado pela secretaria municipal de saúde de Bom Princípio do Piauí que busca mostrar a importância do autoconhecimento e do cuidado com a mente e emoções para o bem estar ganhou apoio da prefeitura municipal. A ação tem como principal objetivo aproveitar esse período do ano, quando as pessoas mudam hábitos e repensam suas atitudes, para incentivar a reflexão e planejamento de ações em prol da felicidade em suas vidas ao longo do ano.
Outro objetivo da campanha é desmistificar a ideia de que a busca por profissionais de psicologia estaria apenas ligada ao tratamento de doenças, alertando para a importância deste cuidado para a promoção da saúde.
Portanto, profissionais da saúde estiveram na zona rural na tarde desta terça-feira (24/01), a ação aconteceu na comunidade Córrego dos Cardoso, e contou com a presença da  Assistente Social Rita Sales do NASF, juntamente com o Técnico de Enfermagem Erlândio Moraes e a ACS Solange Fontenele, onde realizaram uma ação coletiva em comemoração à Campanha JANEIRO BRANCO. Na ocasião, a Assistente Social, que também é especialista em Saúde Mental, reuniu os usuários que fazem uso de medicação controlada de psiquiatria daquela localidade, para uma reflexão a respeito da importância da saúde mental, que nada mais é do que um estado de equilíbrio que proporciona bem estar ao indivíduo e a sociedade.
A Assistente Social falou sobre a necessidade que há na mudança de postura em relação aos tabus que acompanham a sociedade, muitas vezes pela falta de informação, uma vez que há cada vez mais um aumento do número de pessoas necessitando de tratamento psiquiátrico devido a problemas como  depressão, ansiedade, fobia, pânico, dentre outros. Em seguida deu aos presentes a oportunidade de externarem os seus medos. Deixaram o local onde estavam e fizeram um passeio em volta da praça, jogando fora as lembranças que lhes causaram sofrimento ao longo da vida. Ao final soltaram balões brancos cheios dos seus sofrimentos, para bem longe de si.
Agora, estão com o desejo de buscarem ajuda para escreverem uma nova história, com o apoio dos psicólogos e de toda a equipe multiprofissional do município.

ASSCOM-PMBP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Download