A Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Princípio do Piauí realizou nesta quinta-feira (20/04), na Unidade Escolar Lívio Ribeiro dos Santos o 2º Encontro Formativo proporcionado pelas ações do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa.
O encontro formativo contou com a participação de 46 participantes: gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização (1º e 2º Ano). No período da manhã foi mediado pela Psicóloga Darlene Santos, momento esse que foi abordado a temática em relevância do momento dando em foco aos aspectos da “Não violência nas escolas”, orientando a todos sobre a intervenção no ambiente escolar em situações de violência. Em seguida a Psicóloga e estudante em Direito Laena Barros abordou a importância da Educação Antirracista no ambiente escolar dando ênfase ao racismo estrutural e respeito as etnias-raciais.
A no segundo momento da formação, a Equipe Municipal do Programa Luiz Carlos Brito (Coordenador e Formador do Circuito Gestão Escolar), Maria José Pereira (Formadora da Educação Infantil) e Aurineide Dionísio (Formadora do Ciclo de Alfabetização) abordaram as temáticas relacionada ao eixo de formação elucidada pelo Programa.
Também houve o compartilhamento de práticas e estratégias pedagógicas dos professores: Maria dos Navegantes (Educação Infantil – Creche Tia Brígida), Maria Eliane Fontenele (Ciclo de Alfabetização – E. M. Felipe Conduru), Janaína Silva (Ciclo de Alfabetização – E. M. Felipe Conduru), Benedita Freitas (Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização/Multisseriada – U. E. Cisino Pereira de Freitas e Maria Ivanilde Rodrigues (Ciclo de Alfabetização/Multisseriada – E. M. Bom Sucesso). As professoras explanaram sobre suas práticas e estratégias, adaptáveis as necessidades da turma com o objetivo que todos os alunos participem e possam construir e adquirir conhecimentos.
A Secretária da Educação Jacyrema Gouvêa acrescenta que: “momentos como esses são essenciais, pois promove o trabalho colaborativo e a socialização de práticas e valida a importância da formação continuada dos professores do município".
FONTE: SECOM - PMBPP
Nenhum comentário:
Postar um comentário